Mó | fisioterapia

11 3562-0991 | 3562-2291 | Whatsapp: 11 97458-0531

7757-SP CREFITO-3/50691-F

Acupuntura, técnicas e benefícios

quarta-feira, 25 de março de 2015 - Por Mó Fisioterapia

A acupuntura é um tipo de terapia que surgiu na china e é utilizado para o tratamento e alívio de algumas doenças. São aplicações com agulhas em determinados pontos do corpo, onde existe um estudo da área lesionada e que precisa ser tratada. Geralmente são realizadas sessões para o alívio de estresse e tensão muscular.  Os seus benefícios são vários e os resultados excelentes. Essa técnica com agulhas apesar de causar muito medo em algumas pessoas é segura e indicada por profissionais.

Técnicas de acupuntura

A acupuntura auricular é uma técnica que pode ser realizada sem agulhas, ao contrário dessas temidas agulhinhas, utiliza-se sementes bem pequenas de mostarda ou esferas. Geralmente, aplicações nas orelhas são para tratar doenças emocionais. Tudo vai depender da necessidade do paciente. A acupuntura para fins de estética se refere as técnicas voltadas para o embelezamento do corpo através das agulhas, pois uma vez aplicadas, ativa e melhora o funcionamento da corrente sanguínea, combatendo a gordura, uma vez que existe a drenagem dos líquidos.

E quantas pessoas não estão procurando emagrecer de forma saudável e para isso recorrem as todas as técnicas e tratamentos de beleza, chás e terapias. A acupuntura não fica atrás nesse quesito. A acupuntura para emagrecimento trabalha pontos exatos, que por sua vez liberam toxinas e mantem um equilíbrio do paciente, controlando a questão da ansiedade e dos fatores ligados ao emocional, que influenciam diretamente no aumento do peso, devido algumas pessoas se sentirem tristes e deprimidas e comer por convulsividade, apenas para aliviar uma sensação de angústia.

Os benefícios da acupuntura

Muitas pesquisas já comprovaram os resultados benéficos do tratamento com agulhas, no entanto, essa técnica precisa de orientação médica, ótimos profissionais qualificados e com todo o entendimento no assunto. Dependendo da gravidade da doença, ela é indicada apenas como complemento de outros tratamentos que fazem usem dos fármacos e acompanhamento médico especialista no assunto. Em outros países a acupuntura é realizada sem muitas exigências, mas, falando no Brasil, algumas regras são necessárias para seguir.

A acupuntura é indicada para o tratamento da insônia, depressão, estresse, problemas hormonais, sinusite, dores na coluna, estética do corpo e da face, asma, descontrole e distúrbios menstruais, distúrbios emocionais e complementos do tratamento de determinadas doenças crônicas.

É importante dizer que essa terapia é milenar e os resultados são eficaz em muitos casos, beneficia o paciente com o controle e equilíbrio do corpo e da mente. O bom dessa terapia é que não existe restrições com idade, qualquer pessoa poderá realizar sessões de acupuntura, até mesmo as crianças e pessoas idosas, onde as pessoas que tem medo de agulhas, pode substituí-las por laser.

É de extrema importância saber onde você vai iniciar o tratamento, atentando-se ao local, as recomendações e indicações desse profissional que vai te acompanhar, saber a questão da higiene, dos materiais usados na clínica, enfim, tudo tem que ser pesquisado para sua segurança e confiança e assim, conseguir relaxar, afinal, para algumas pessoas, poucas horas na acupuntura são muito tensas.

Aproveitem as dicas!

« Voltar