Mó | fisioterapia

7757-SP CREFITO-3/50691-F

Importância da Fisioterapia Esportiva

segunda-feira, 25 de maio de 2015 - Por Mó

A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

A Fisioterapia esportiva atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas e praticantes de atividade física em clubes, times, academias, etc. Esta área da fisioterapia não visa apenas à restauração completa da pessoa, mas também a melhora do seu condicionamento físico e, como o próprio nome já diz, a fisioterapia esportiva está ligada ao esporte e tem como objetivo: prevenção e diminuição da dor e da inflamação causada pela lesão, curar lesões causadas pelo esporte, recuperar os movimentos e a força muscular que havia antes da lesão e fazer com que o atleta se recupere o mais rápido possível, para retorna ao seu esporte.

As lesões causadas pelo esporte não ocorrem apenas em esportistas profissionais, mas também em pessoas que, pratica atividade física, por falta de tempo, deixam de fazer exercícios diários, ou que fazem de forma incorreta.

A fisioterapia esportiva resolve o problema de qualquer pessoa que tenha sofrido alguma lesão, com o programa de exercícios especiais, que ajuda a reverter tais efeitos e até mesmo prevenir possíveis lesões causadas quando alguma atividade física é realizada incorretamente e por isso, podem surgir efeitos indesejáveis como detenções e dores.

Vale a pena ressaltar que, mais do que devolver o atleta e praticante de atividade fisica, deve-se pensar em devolvê-lo de forma segura, evitando reincidências da lesão em questão e que possíveis lesões podem ser evitadas com o auxílio de um fisioterapeuta.

A tendência atual está no direcionamento das ações para a prevenção, pois com ela a vida útil do atleta e praticantes de atividades fisica se prolonga, trazendo inúmeros benefícios.