Mó | fisioterapia

11 3562-0991 | 3562-2291 | Whatsapp: 11 97458-0531

7757-SP CREFITO-3/50691-F

Fisioterapia com foco na preparação de atletas

Saiba como a fisioterapia para atletas atua na prevenção e tratamentos de lesões

sexta-feira, 12 de junho de 2015 - Por Mó Fisioterapia

Um atleta precisa sempre estar em boa forma, para obter bons resultados em sua profissão. Mas, esse uso do corpo até o seu extremo, causa lesões repetidamente e o fisioterapeuta pode auxiliar no processo de prevenção e recuperação dessas lesões. Acompanhe nesse artigo, tudo sobre fisioterapia para atletas ou fisioterapia desportiva.

O que é fisioterapia?

A fisioterapia é a área de atuação que trabalha com a prevenção e tratamento de doenças e lesões, através de técnicas de massagem e ginástica, além de tratamentos menos convencionais a base de água, calor, frio e aparelhos. O profissional habilitado para fazer esses procedimentos é o fisioterapeuta, profissional capacitado para diagnosticar e tratar problemas causados por má formação congênita, acidentes e vícios posturais. A fisioterapia para atletas é conhecida como "fisioterapia desportiva" e se mostra como uma das especialidades promissoras na área de fisioterapia, assim como a dermatofuncional, a oncologia, a saúde da família e do trabalhador e a reabilitação cardiovascular.

Como funciona a fisioterapia para atletas (desportiva)?

Os atletas de ponta sempre estão exigindo do seu corpo que ele vá além dos seus limites, afim de garantir melhores resultados em suas composições. Com isso, o corpo tende a se lesionar com mais facilidade e é nessa hora que a fisioterapia para atletas ou fisioterapia desportiva entra em ação para curar de forma mais rápida essas lesões e assim deixar o atleta preparado para as próximas competições. Este é um ramo da fisioterapia que tem ganhado espaço no Brasil, principalmente por conta da aproximação das olimpíadas de 2016 que serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro. Um dos fisioterapeutas desportivos mais conhecidos é o Guto Demeski, fisioterapeuta do lutador de UFC Anderson Silva.

As principais causas de lesões em atletas levando o atleta a procurar a fisioterapia para atletas, além do alto força muscular em cada esporte, são a realização de treinamentos de forma inadequada, alterações da anatomia do corpo, disfunções fisiológicas, o uso de roupas e/ou calçados inadequados a prática daquele esporte, além dos acidentes, podendo elas serem divididas em lesões do tipo: muscular, articular e ósseas, sendo as musculares as mais correntes.

As principais lesões musculares que acometem os atletas são a Bursite (inflamação da bursa), a contratura (encurtamento das fibras musculares), estiramento muscular (alongamento ou estresse excessivo das fibras), fascíte (inflamação da fáscia muscular) e tendinite (inflamação no tendão). Já as lesões que atingem os ligamentos dos atletas são a luxação articular (perda total contato da superfície articular), a entorses (estiramento dos ligamentos), sinovite (inflamação da membrana sinovial) e a subluxação articular (perda parcial do contato das superfícies articulares) e por fim as lesões ósseas consistem basicamente na ruptura de ossos. Todas essas lesões podem ser tratadas com auxílio de um fisioterapeuta para atletas.