Mó | fisioterapia

11 3562-0991 | 3562-2291 | Whatsapp: 11 97458-0531

7757-SP CREFITO-3/50691-F

A Importância da Fisioterapia Esportiva

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 - Por MCMT Esp. Ft. Carlos Roberto Mó

A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

 

A Fisioterapia esportiva atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas e praticantes de atividade física em clubes, times, academias, etc. Esta área da fisioterapia não visa apenas à restauração completa da pessoa, mas também a melhora do seu condicionamento físico e, como o próprio nome já diz, a fisioterapia esportiva está ligada ao esporte e tem como objetivo: prevenção e diminuição da dor e da inflamação causada pela lesão, curar lesões causadas pelo esporte, recuperar os movimentos e a força muscular que havia antes da lesão e fazer com que o atleta se recupere o mais rápido possível para retorna ao seu esporte.

 

As lesões causadas pelo esporte não ocorrem apenas em esportistas profissionais, mas também em pessoas que praticam atividade física de forma incorreta.

 

A fisioterapia auxilia a resolve o problema de qualquer pessoa que tenha sofrido alguma lesão, com o programa de exercícios especiais, que ajuda a reverter tais efeitos e até mesmo prevenir possíveis lesões causadas quando alguma atividade física é realizada incorretamente e por isso, podem surgir efeitos indesejáveis como detenções e dores.

 

Vale a pena ressaltar que, mais do que devolver o atleta e praticante de atividade física, deve-se pensar em devolvê-lo de forma segura, evitando reincidências da lesão em questão e que possíveis lesões podem ser evitadas com o auxílio de um fisioterapeuta.

 

A tendência atual está no direcionamento das ações para a prevenção, pois com ela a vida útil do atleta e praticantes de atividades físicas se prolongam, trazendo inúmeros benefícios.

« Voltar